O Projeto BSB 100: Sistema de indicadores está inserido num projeto maior que tem por objetivo realizar um planejamento estratégico do Distrito Federal e municípios adjacentes, com a perspectiva de construir cenários futuros para a capital federal até o seu centésimo aniversário. Nesse contexto, o Projeto BSB100: Sistema de indicadores contempla as seguintes atividades:
1) levantar as informações disponíveis sobre aspectos socioeconômicos, culturais, demográficos, de saúde, de segurança pública, de desenvolvimento comunitário, entre outros, do Distrito Federal e municípios da RIDE, com níveis de desagregação territorial máximos;
2) construir sistema de indicadores que contribua para o empoderamento comunitário, visando a integração das ações do poder público com o desenvolvimento de gestão ativa do território por parte da comunidade. .
Situação: Em andamento
Integrantes: Leides Barroso Azevedo Moura - Integrante / Maria de Fátima Sousa e Silva - Integrante / Maria de Fátima Makiuchi - Integrante / Marcelle Gomes Figueira - Integrante / Ana Maria Nogales Vasconcelos - Coordenador.
Alunos envolvidos: Gradução: Arthur Soares Albuquerque, Isabela Paranhos Pinto, Jéssica Luísa Guimarães Ribeiro, Lia Josetti Fuenzalida e Lívia Oliveira Ventura. / Doutorado: Marcelle Gomes Figueira.
Objetivos: identificar argumentos e contra-argumentos sobre a inserção do espaço urbano em um ZEE; construir um referencial teórico-conceitual sobre o espaço urbano como fração do espaço enquanto totalidade; discutir a segmentação do espaço e a integração entre políticas públicas espaciais e entre seus instrumentos; elaborar proposta de esboço metodológico sobre a importância do espaço urbano em um ZEE por meio das categorias analíticas: problemas, atores e ações; aplicar o esboço metodológico no ZEE do Estado do Acre.
O Projeto Casa de População e Desenvolvimento da Região Centro-Oeste, inaugurado no dia 25 de novembro de 2003, no auditório da reitoria da Universidade de Brasília, é fruto de um esforço de várias instituições: a Universidade de Brasília (UnB), o Governo do Distrito Federal (GDF) por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (SEDUH/DF), a Comissão Nacional de População e Desenvolvimento (CNPD), a Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), consubstanciado no projeto BRA02P02 – População e Desenvolvimento no Brasil, 3º Programa de Cooperação entre o UNFPA e o Governo Brasileiro.