-
Site do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
-
Universidade de Brasília
-
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
-
Saúde
-
O Núcleo de Estudos Urbanos e Regionais – NEUR – foi criado em 30 de outubro de 1986, integrando o Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares – CEAM – da Universidade de Brasília – UnB –, com o objetivo de desenvolver estudos e pesquisas sobre a temática urbana e regional, subsidiar a formulação de políticas e estratégias em sua área de atuação, propor alternativas de ação para o equacionamento de problemas conjunturais, manter registros atualizados de documentos relativos à área, promover a divulgação de suas atividades, fazer intercâmbio com diferentes áreas da universidade, com a comunidade acadêmica e com instituições governamentais e não-governamentais, que se ocupam da temática urbano-regional.
-
O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) é o organismo da ONU responsável por questões populacionais. Trata-se de uma agência de cooperação internacional para o desenvolvimento que promove o direito de cada mulher, homem, jovem e criança a viver uma vida saudável, com igualdade de oportunidades para todos; apóia os países na utilização de dados sóciodemográficos para a formulação de políticas e programas de redução da pobreza; contribui para assegurar que todas as gestações sejam desejadas, todos os partos sejam seguros, todos os jovens fiquem livres do HIV/Aids e todas as meninas e mulheres sejam tratadas com dignidade e respeito.
-
A ABEP - Associação Brasileira de Estudos Populacionais - é a realização concreta de idéias gestadas com o objetivo de criar no Brasil uma associação que tivesse por finalidade congregar os estudiosos de população para fomentar, ampliar e fortalecer o intercâmbio científico na área de Demografia e o conhecimento da realidade demográfica nacional. Em 1976, no Rio de Janeiro, na reunião realizada para Avaliar os Progressos da Pesquisa Demográfica em nosso País, foi delegada a um grupo de pesquisadores a tarefa de propor as bases sobre as quais seria edificada a futura associação. A Associação Brasileira de Estudos Populacionais - ABEP - é uma sociedade civil, de direito privado, de cunho nacional, de interesse coletivo e caráter técnico- científico, sem fins lucrativos, com autonomia financeira, aberta a todos os interessados nos estudos e investigações populacionais.
-
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) é uma fundação pública federal vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Suas atividades de pesquisa fornecem suporte técnico e institucional às ações governamentais para a formulação e reformulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiros.
-
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE se constitui no principal provedor de dados e informações do país, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.
-
Revista Brasileira de Estudos de População
-
O Núcleo de Estudos de População (NEPO) é uma unidade de pesquisa interdisciplinar e multidisciplinar na área de Demografia e Estudos de População da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Criado pela portaria GR 28 De 25 de Maio de 1982, consolidou-se com a Deliberação do Conselho Universitário (CONSU) de 27 de Novembro de 1991. O NEPO está vinculado à Coordenadoria de Centros e Núcleos (COCEN) e à Coordenadoria Geral da Unicamp. Para a constituição do NEPO foram reunidos profissionais de distintas especialidades com formação em Demografia, com ênfase nas Ciências Sociais. Seus órgãos diretores são constituídos por uma Coordenação e uma Coordenação Associada, um Conselho Superior e um Conselho Técnico-Científico. Conta também com uma infra-estrutura de apoio técnico e administrativo, incluindo Biblioteca, Serviço de Apoio em Informática e Secretarias.
-
O Observatório da Juventude da Universidade de Brasília pretende ser um espaço de integração entre professores, pesquisadores e estudantes que trabalham com o tema juventude no ensino, na extensão e na pesquisa. O Observatório foi inaugurado no final de 2008, como um projeto especial do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares - CEAM. Atualmente conta com equipe multidisciplinar de pesquisadores e estudantes e desenvolve o projeto Juventude do Distrito Federal e Entorno: Diferença e Educação no Meio Ambiente Urbano financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - FAP.
-
Companhia de Planejamento do Distrito Federal- Codeplan
-
Asociación Latinoamericana de Población - ALAP
-
Centro Latinoamericano y Caribeño de Demografía - CELADE